sexta-feira, 23 de março de 2007

Estrutura dos bailes

Nomenclatura da estrutura dos bailes

Arremate: Fechamento de um baile, de um sapateado ou de uma movimentação de corpo.
Arremate con cierre: Encerramento de uma composição. Pode ser executado como cierre final.
Arremate continuo: quando há somente a mudança de seqüência na estrutura do baile.
Desplante: Série de golpes fortes dos pés executados com precisão e definição. O desplante acaba com a serenidade de um punteado ou com o virtuosismo de um zapateo ou escovilla. Pode ser considerado um arremate final.
Escovilla: Série de sapateados executados num determinado momento do baile onde todo o interesse está voltado para o som rítmico produzido pelos pés. A escovilla começa com compo-sições mais fáceis e continua com outros mais complicados, ao mesmo tempo que aumenta pro-gressivamente a velocidade.
Llamada: Zapateo que sinaliza troca. Faz-se uma llamada antes de uma nova frase musical, para a entrada do cante, para o início de uma escovilla, para a saída de um bailarino de cena, enfim, para mudanças na estrutura do baile.
Marcaje: Movimentos de marcação dos passos executados pelo bailarino durante a letra da música.
Palo Seco: Quando a escovilla ou o zapateo é feito sem acompanhamento de cajón ou palmas. O palo seco reproduz o som dos pés sem nenhuma interferência de instrumentos musicais.
Paseo: Movimentos de caminhadas feitas geralmente durante a letra da música.
Punteado: Consiste num movimento suave de zapateos, executados com passos sutis e muita técnica. Às vezes se reduzem a passos simples de avanço e retrocesso dos pés, que se enlaçam, se separam e se cruzam, promovendo verdadeiros arabescos.
Recorte da letra: Parte intermediária entre as letras.
Redoble: Passo redobrado ou Zapateo breve.
Salida: Palavra usada para iniciar um baile, uma entrada al escenário (adentrar no palco).
Taconeo: Série de golpes ritmados feitos com o salto (tacón).
Zapateo: Sapateado. O bailaor deve fazer música com os pés.

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